EM 24 de março de 2023

PANCs: Conheça e explore essa diversidade alimentar

O que são PANCs?


As Plantas Alimentícias Não Convencionais, também conhecidas como PANCs, são plantas que possuem uma ou mais partes que podem ser utilizadas na alimentação. Sendo essas partes raízes, tubérculos, bulbos, talos, folhas, brotos, flores, frutos ou também em forma de seus derivados como, óleos, especiarias, corantes e edulcorantes (adoçantes).

Fonte de nutrientes!

De origem exótica, nativa, silvestre, espontânea ou cultivada, as PANCs possuem inúmeros benefícios nutricionais devido as grandes quantidades de compostos bioativos como, vitaminas, minerais, antioxidantes, fitoquímicos e propriedades com ações anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas.

As PANCs apresentam uma série de vantagens em relação às plantas alimentícias convencionais, pois são mais adaptáveis a diferentes climas e solos e possuem maior resistência a pragas e doenças, não sendo necessário o uso de pesticidas no seu cultivo.

Diversidade alimentar pouco explorada.

Infelizmente as PANCs ainda são pouco conhecidas e valorizadas pela população em geral, no entanto, há um crescente movimento da culinária e gastronomia saudável e hoje podemos inovar e diversificar em diversos modos de preparos utilizando as plantas alimentícias não convencionais.

O livro Plantas Alimentícias Não Convencionais no Brasil – Guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas – por Valdely Ferreira Kinupp e Harri Lorenzi, trás um universo de PANCs para você explorar e aqui, trazemos um pouco do que ensinamos no Diploma NaturalChef.

Alguns exemplos de PANCs e suas utilizações incluem:

Ora-pro-nobis: essas folhas podem ser utilizadas em saladas, pesto, risotos, smoothies, cozida com leguminosas e no preparo de bolos, massas e biscoito (em forma de farinha).

A Ora-pro-nobis possui alto teor de fibras, promovendo a saciedade, atuando como prebiótico e melhorando o funcionamento do trânsito intestinal.

Capuchinha: As folhas possuem um sabor picante que lembram o agrião e a rúcula e são utilizadas para charutos recheados, omeletes, saladas e crispies e são ricas em vitamina C, auxiliando na imunidade.

Já as flores da capuchinha são utilizadas em geléias, canapés, finalização de bolos e saladas e são ricas em carotenóides, responsáveis pela saúde da pele e dos olhos.

Azedinha: Folha de sabor ácido, é utilizada em saladas cruas ou refogadas, sucos e smoothies, massa de panquecas, vinagrete, sopas e cremes.

A Azedinha possui alta concentração de antioxidantes, prevenindo problemas cardiovasculares.

Peixinho da horta: Folha muito utilizada empanada, mas também em chás, molhos, saladas, refogados e sanduiches.

Possui alto teor de fibras e efeitos antioxidantes e antimicrobianos, protegendo todo o trato gastrointestinal.

Atenção! É importante conhecer bem as espécies de PANCs antes de consumí-las.

Algumas PANCs podem ser tóxicas ou causar algum tipo de alergia, além disso, é preciso estar atento à forma de higienização, preparo e conservação dessas plantas.

Saiba como usar os alimentos por completo

No Diploma NaturalChef nós priorizamos o uso de plantas na alimentação e também mostramos todos os benefícios de variar cada vez mais nos tipos de plantas que exploramos nas nossas refeições.

Para você se aprofundar ainda mais nesse incrível mundo das plantas, sugerimos os módulos de Empreendedorismo e Gastronomia mundial aplicada à culinária saudável do Diploma NaturalChef. Se você quiser saber mais sobre o a Formação, é só clicar aqui.